5 dicas para dormir bem a noite toda

|16 de abril de 2024 | Sem categoria

Dormir bem é fundamental para recarregar as energias, melhorar a concentração e o foco e fazer a manutenção da saúde como um todo. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, o ideal para uma pessoa adulta é dormir durante oito horas seguidas por noite, mas nem sempre é fácil ter uma boa noite de sono.

Uma única noite mal dormida já é capaz de afetar alguns aspectos do nosso dia, causando mais cansaço, indisposição, alterações no humor e lentidão de raciocínio. Mas o problema é consideravelmente mais grave quando a privação de sono se torna recorrente, podendo provocar alterações no apetite, falhas de memória e problemas como ansiedade e estresse.

Como dormir bem a noite toda?

Algumas dicas podem ser muito úteis para ajudar você a fazer a sua higiene do sono e garantir uma noite mais tranquila, confortável e reparadora. Confira abaixo cinco recomendações da Castor para você:

1) Tenha uma vida ativa

Além de todos os benefícios para o corpo e a mente, a prática regular de exercícios físicos ajuda a criar a sensação de cansaço, fazendo com que o sono apareça naturalmente.

2) Crie uma rotina para o sono

Uma dica importante é estabelecer horários e tentar dormir e acordar todos os dias na mesma hora, mesmo aos finais de semana. Você pode programar despertadores no celular para se lembrar de ir para a cama e deixar o aparelho longe, para que precise se levantar de manhã para desligá-lo, evitando a ativação do modo soneca.

3) Evite distrações

Por falar em celular, ele é um dos principais culpados por atrapalhar o seu sono. Aparelhos eletrônicos devem ser desligados cerca de 30 minutos antes do horário em que se pretende dormir, pois eles excitam o cérebro e não deixam a mente relaxar.

4) Cuide da sua alimentação

Não deixe para comer muito perto do horário de ir para a cama. Além disso, durante a noite, é interessante fazer refeições mais leves, evitando possíveis indisposições. Nas seis horas antes de dormir, é importante evitar alimentos e bebidas que contenham cafeína, como café, refrigerante, chocolate e chá preto.

5) Prepare bem o ambiente de descanso

As condições do quarto em que dormimos estão diretamente ligadas ao conforto que sentimos durante a noite. Por isso, é importante que você prepare o seu quarto, apagando as luzes e deixando apenas um abajur ligado, preferencialmente na cor amarela, conhecida por favorecer o sono. Além disso, é essencial ter um colchão de qualidade, em bom estado de conservação e de higiene, com tecnologias capazes de potencializar o seu conforto durante o sono, evitando que você acorde ao longo da noite.

Na loja virtual da Castor, você encontra diversos modelos de colchão, para as mais diferentes necessidades. Visite a página agora mesmo e descubra o colchão ideal para a sua noite de sono.

Compartilhe este post: