Benefícios da prática de exercícios físicos para o sono

|27 de março de 2024 | Notícias

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, 73 milhões de pessoas sofrem com a insônia no Brasil. Com isso, muitas pessoas tentam driblar a privação do sono por meio de medicamentos, que podem causar diversos efeitos colaterais adversos. Mas uma estratégia muito mais eficaz para quem quer dormir melhor é a prática de exercícios físicos.

A atividade física é uma excelente aliada para quem quer ter mais saúde, e o sono faz parte das áreas impactadas por essas melhorias. Quando a pessoa tem uma vida fisicamente ativa, tende a sentir cansaço de forma natural, o que já estimula um sono melhor e mais reparador. Além disso, a prática de exercícios físicos também favorece a liberação de alguns neurotransmissores que contribuem para o relaxamento, garantindo uma noite de sono sem interrupções. Outros benefícios incluem o fortalecimento dos músculos da garganta e do pescoço, o que pode auxiliar na diminuição de incidência de ronco e de apnéia do sono.

Esses benefícios de uma vida mais ativa podem ser alcançados de diferentes maneiras, seja frequentando uma academia, praticando esportes ou fazendo uma simples caminhada, mas é importante manter a prática em longo prazo, de forma contínua. Outro cuidado indispensável é fazer os exercícios sempre mais cedo, durante a manhã ou a tarde. Isso porque, ao colocar o corpo em movimento durante a noite, você pode fazer com que ele demore mais para sentir o cansaço, ficando desperto por mais tempo e atrasando a chegada do sono.

Para ter um sono mais saudável e acordar com a energia necessária para as atividades do dia a dia, pratique exercícios regularmente e durma em um bom colchão. Na loja virtual da Castor, você encontra diversos modelos para garantir uma boa noite de sono.

Compartilhe este post: