De acordo com a Fiocruz, mais de 70% da população brasileira enfrenta problemas para dormir. Definida como qualquer dificuldade para iniciar ou manter o sono durante a noite, a insônia se manifesta de diferentes formas, como:
– Dificuldade para adormecer
– Acordar frequentemente durante a noite
– Acordar mais cedo do que o necessário
– Acordar com a sensação de cansaço
– Variação na duração do sono
Ao contrário do que muita gente pensa, a insônia não é, necessariamente, um sintoma de outras doenças. Embora possa ocorrer como resultado de diversas condições médicas, também existe o transtorno de insônia crônica, caracterizado pela persistente dificuldade para dormir bem, ou seja, existem muitas possíveis causas para a insônia, e as principais são:
– Fatores emocionais, como preocupações, ansiedade e estresses diários
– Distúrbios mentais, como a depressão e o transtorno de estresse pós-traumático
– Hábitos de sono irregulares, como não seguir uma rotina de sono, cochilar durante o dia ou não ter um ambiente confortável para dormir
– Uso excessivo de cafeína, de tabaco ou de álcool e consumo de refeições pesadas antes de dormir
O diagnóstico é feito a partir das queixas clínicas do paciente, o que torna indispensável saber identificar corretamente os sintomas da insônia. Após uma conversa com o médico e a realização dos exames necessários, o paciente dará início a um tratamento individualizado, específico para o seu caso.
Se você sofre com a privação do sono, busque ajuda e comece a dormir com o conforto que você merece.