O aumento da preocupação com as mudanças climáticas tem feito empresas do mundo todo adotarem diferentes medidas sustentáveis, na busca por uma produção mais consciente.
No caso da Castor, uma das iniciativas que podemos destacar é a nossa certificação como empresa Carbon Free. Mas você sabe o que isso significa? Continue lendo para entender o que é a neutralidade em carbono.
O que é a pegada de carbono?
A pegada de carbono é um indicador ambiental que mede a quantidade total de gases de efeito estufa (GEE) emitidos direta ou indiretamente por uma pessoa, empresa, evento ou produto ao longo de um período específico.
O cálculo avalia atividades como queima de combustíveis fósseis, produção industrial, transporte, geração de energia e descarte de resíduos para identificar o impacto ambiental das nossas ações e definir oportunidades de redução e de compensação das emissões.
Neutralidade de carbono: o que significa na prática?
A neutralização de carbono é justamente esse processo de compensar parcialmente ou integralmente a emissão de gases de efeito estufa.
Quando uma tonelada de carbono equivalente é capturada ou deixa de ser emitida para a atmosfera, um crédito de carbono é gerado, por meio de iniciativas de energia renovável, de reflorestamento ou de conservação de florestas. Então, para fazer a compensação das suas emissões, a empresa interessada faz a aquisição desses créditos.
Na Castor, nós escolhemos trabalhar em parceria com o Carbon Free Brasil, uma empresa com projetos verificados por certificadoras internacionais, como a Verra e a ONU, selecionando programas de geração de créditos de carbono que promovem impactos positivos para o clima, a sociedade e a biodiversidade.
Acreditamos na importância de iniciativas como essa e temos orgulho de exibir o nosso Selo Carbon Free não apenas como forma de incentivar outras empresas a adotarem práticas mais sustentáveis, mas também para educar e engajar nosso público sobre essa temática tão urgente.