Giro do colchão: guia completo com benefícios e dicas práticas

Quando você compra um colchão novo, você busca mais conforto e segurança para dormir bem e manter a sua saúde e o seu bem-estar em dia. Porém, para garantir que o produto mantenha a qualidade por um longo período e evitar a necessidade de uma nova troca, é preciso seguir alguns cuidados indicados pelo fabricante e por especialistas da área. Entre esses cuidados, destaca-se o giro do colchão, também chamado de rodízio do colchão.

 

O que é o giro do colchão e quais seus benefícios?

O giro do colchão é uma técnica recomendada para prolongar a vida útil e manter o suporte e o conforto do colchão ao longo do tempo. Para isso, é preciso virar o colchão, a fim de evitar que só um lado receba o peso e fique desgastado pelo uso contínuo.

 

Ao fazer o giro ou o rodízio do colchão na frequência certa, você garante que todos os lados fiquem iguais, sem desníveis ou afundamentos.

 

Como e quando fazer o giro do colchão?

O modo e a frequência para se fazer o giro do colchão variam de acordo com o modelo. Colchões do tipo double face (dupla face) podem ser usados de ambos os lados, o que dá mais margem para diferentes trocas, enquanto um colchão one face (uma face) só pode ser virado na horizontal.

 

No caso do modelo double face, você deve fazer o giro do colchão uma vez por mês, invertendo os lados dos pés e da cabeça e trocando o lado de cima pelo de baixo. Para o modelo one face, você deve fazer o rodízio do colchão, trocando o lado dos pés pelo lado da cabeça, a cada 15 dias.

 

Para não esquecer de colocar essas técnicas em prática, você pode definir uma ou mais datas do mês para fazer o giro do seu colchão. Por exemplo: todo dia 15, virar o colchão (caso seja um double face), ou todo dia 5 e 20 (caso seja um one face).

 

Este artigo ajudou você a entender o que é o giro do colchão? Então, compartilhe com amigos e familiares que podem precisar dessa dica para manter a qualidade dos seus colchões. Acompanhe o blog da Castor para conferir outras dicas imperdíveis.

Compartilhe esse post:

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email